sábado, 26 de novembro de 2011
Como previnir a obesidade
Uma dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais de vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada. No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida do paciente.E consultar sempre um nutricionista.
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Ameixas secas previnem o risco de osteoporose
Artigo publicado no British Journal of Nutrition, mostrou que o consumo de ameixas secas reduz o risco de osteoporose em mulheres na pós menopausa. Na verdade, todas as frutas e verduras possuem um efeito positivo na proteção da massa óssea. Por isto, a alimentação torna-se muito importante já que após a menopausa a diminuição da massa óssea é de 3 a 5% por ano. Apesar de mulheres apresentarem maiores taxas de perda óssea em fases avançadas da vida, homens não estão livres do problema. O importante é começar a prevenção o quanto antes afim de diminuir o risco de fraturas.
No estudo em questão, 55 mulheres foram instruídas a consumirem 100 gramas de ameixas secas (cerca de 10 unidades) ao dia, enquanto um segundo grupo de mulheres consumiu a mesma quantidade de maçã desidratada. Todas as participantes do estudo também foram suplementadas com 500mg de cálcio e 400UI de vitamina D. O grupo que consumiu as ameixas secas tinha uma massa óssea mais densa. De acordo com os autores, isto aconteceu pois as ameixas tem a capacidade de suprimir a reabsorção óssea, que já é naturalmente maior que a deposição de cálcio nos ossos dos idosos.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
Diferenças entre os óvos amarelos e brancos da galinha
A diferença entre um ovo de coloração branca e um ovo de coloração amarela é a raça da galinha.
Geralmente, as galinhas que põem ovos amarelos são maiores e comem mais, já as galinhas que põem ovos brancos são menores e comem menos. Isso porque a composição do ovo varia de acordo com a alimentação da galinha.
As galinhas que são criadas soltas e alimentam de milho e outros cereais, como a galinha caipira, produzem ovos com a gema mais escura, pois há maior concentração de ferro.
Diferentemente das galinhas de granja que produzem gemas com coloração mais pálida, já que são alimentadas com rações e outros tipos de alimentos.
É importante enfatizar que a cor dos ovos depende exclusivamente da raça da ave, enquanto um canário põe ovo de coloração azulada, a codorna põe um ovo todo pintadinho.
Reduzindo as enxaquecas com Alimentação Saudável
A enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e peptídeos, decorrente de predisposição genética, associada à estilo de vida inadequado. Geralmente a dor de cabeça é o sintoma mais dramático da enxaqueca e sua intensidade, apesar de variável, na maioria dos casos é moderada a severa. Os demais sintomas da enxaqueca compreendem náuseas, vômitos, aversão à claridade, ao barulho, aos cheiros, hipersensibilidade no couro cabeludo, visão borrada, irritabilidade, flutuações do humor, ansiedade e lacrimejamento. A duração da crise de enxaqueca também é variável (de 3 horas a 3 dias).
O tratamento envolve uso de medicamentos como antiinflamatórios, analgésicos, antidepressivos e outros em pesquisa como o botox. Porém, afim de se evitar novas crises estratégias de mudanças do estilo de vida tornam-se fundamentais. Quanto à alimentação é muito importante descobrir se existem alimentos que desencadeiem o quadro. A cafeína (presente no café, chocolate, refrigerantes a base de cola e vários chás), o álcool, alimentos com tiramina (queijos curados, carnes processadas, conserva, pão, lentilha, banana, fígado), e o glutamato monossódico parecem ser os principais desencadeantes. Já o magnésio parece ter efeito protetor. Por isto encoraja-se o consumo de vegetais verde-escuros ou mesmo a suplementação do mineral. Sucos batidos com folhas como limão com couve, abacaxi com hortelã, laranja com salsa, são ótimas opções. Além disso, comer demais ou passar fome também pode desencadear as crises. Por isto, alimente-se de 3 em 3 horas, evitando exageros ou dietas com carência de nutrientes. Varie a cor e os alimentos ingeridos durante o dia e descanse. Estresse e poucas horas de sono são também fatores de risco para o desencadeamento da crise.
terça-feira, 28 de junho de 2011
As 10 frutas mais saudáveis do mundo
Nos últimos tempos tem-se falado muito sobre alimentação saudável. É sabido há milhares de anos que os alimentos como frutas e verduras conseguem suprir nossas necessidades diárias de vitaminas e minerais, proporcionando uma vida saudável e a prevenção de inúmeras doenças como câncer, diabetes, doenças cardíacas e degenerativas.
As frutas estão entre os alimentos mais nutritivos, pois conseguem proporcionar tudo o que o organismo necessita sem causar efeitos colaterias como ganho de peso. Todos sabem que para perder peso e manter a saúde do corpo as frutas devem sempre estar presente na dieta. Mas quais são as frutas mais saudáveis? Todas elas são saudáveis comparadas com produtos industrializados, porém algumas possuem mais substâncias benéficas para o nosso corpo do que outras. Veja aqui uma lista das frutas mais saudáveis do mundo!!
Damasco
O Damasco possui muito betacaroteno, que sendo transformado em vitamina A pelo nosso organismo, ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, principalmente os de pele. O damasco seco é um antioxidante que ajuda a prevenir problemas de intestino. Também possui quantidades significativas de boro, potássio e ferro.
Abacate
O abacate possui ácido oléico, uma gordura insaturada que ajuda na redução do colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL). Porém deve ser consumido com moderação por ter alta quantidade de calorias. Também possui vitamina C, ferro e cálcio.
Framboesa
A Framboesa possui grande quantidade de vitamina C e fibras, que ajudam baixar os níveis de colesterol e doenças cardíacas. Também possui vitamina A, B1 e B5.
Tomate
Para quem não sabe, tomate é uma fruta, por mais que a gente o coma como salada. Ele é rico em licopeno, uma substância funcional que ajuda a prevenir câncer de próstata, de bexiga, estômago e cólon, por se tratar de um potente antioxidante. Também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e na diminuição do colesterol ruim. Além disso também é rico em vitaminas A e B, fósforo, cálcio e potássio.
Uva
As uvas são ótimas fontes de energia, pois possuem em sua composição grande quantidade de carboidratos e vitaminas do complexo C e B. Ela ajuda melhorando o funcionamento dos rins, é eficaz contra enfermidades do intestino, abdome, fígado e também estimula as funções cardíacas.
Mesmo quando consumidas em formas de passas, são também uma ótima fonte de ferro que auxilia no transporte de oxigênio no sangue, além de ser eficaz contra tosses crônicas e desinterias.
Figo
Os figos são uma fonte de potássio, fibras e também vitamina B6, que ajuda na produção de serotonina, reduz o colesterol e diminui a retenção de líquidos. Ainda é energético, pois possui também cálcio, cobre, potássio, magnésio e sódio na sua composição.
Limão
Os limões possuem boa quantidade de vitamina C, bioflavonóides e ácido cítrico, e por isso é uma ótimo remédio para a cura do escorbuto, além de ser eficaz contra estresse, fadiga, dor de cabeça, alergias e até alguns tipos de câncer.
Maçã
As maçãs possuem altas quantidades de vitamina C, E e do complexo B além de fibras e potássio. Elas atuam fazendo uma proteção na mucosa digestiva, também regulam o sistema nervoso, previnem problemas de pele e fadiga mental. Não bastando tudo isso a maçã também ajuda no tratamento de reumatismo, gota e artrite e ainda a diminuir a taxa de colesterol no sangue.
Manga
As mangas tem altas taxas de betacaroteno, carboidratos, vitaminas do complexo B, cálcio, potássio, fósforo, ferro e vitamina C. É excelente para combater a acidez estomacal, é expectorante, ajuda na purificação do sangue e é diurética.
Melão
Os melões possuem alto teor de betacaroteno, vitamina C e do complexo B. Ainda tem fibras, fósforo, cálcio, enxofre, cobre, ferro e potássio, por causa desse último elemento ele é indicado para cardíacos que precisam tomar remédios diuréticos, para quem está com hepatite, cálculos e cirrose hepática. É benéfico no tratamento de reumatismo, prisão de ventre, é calmante, fortificante e anticoagulante. Nas mulheres ele ajuda na normalização da menstruação e melhora a circulação.
Essa é apenas uma pequena relação dos benefícios que o consumo regular de algumas frutas trazem para nosso organismo. Vale lembrar que uma alimentação saudável em conjunto com a prática de exercícios físicos proporcionam uma melhor qualidade de vida e maior longevidade com o corpo e mente em ótimas condições e livre de doenças.
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Nozes protegem coração
Estudos do mundo inteiro mostram que o aumento no consumo de frutas, verduras, cereais integrais e castanhas reduz o risco de doenças.
As castanhas, por exemplo, são fonte de gorduras boas (monoinsaturadas) desempenhando efeito protetor contra problemas do coração. As nozes (Juglans regia) tem um alto poder antioxidante, em decorrência dos ótimos teores de ácido elágico, taninos e outros compostos fenólicos, os quais protegem o LDL-c contra a oxidação.
As pesquisas apontam que 42 gramas dia é quantidade suficiente para tal proteção. E é bom mesmo não abusar já que todas as castanhas são calóricas, o que pode contribuir para o ganho de peso.
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Alcachofra
Você conhece a alcachofra? Este vegetal em formato de uma flor que ainda não se abriu é natural da Grécia. Não se intimide pelo que vê no exterior da planta. No supermercado escolha alcachofras com menos manchas e cujas folhas não se desprendam facilmente.
O vegetal é rico em vitamina C, ferro, magnésio, ácido fólico, potássio e fibras.
1 unidade do vegetal (aproximadamente 128g) fornece:
- 60 kcal
- 15mg de vitamina C
- 6,9g de fibras
- 87mcg de ácido fólico
- 76,8mg de magnésio
- 56,3mg de cálcio
- 1,6mg de ferro
- 76,8mg de magnésio
- 474 mg de potássio
- 0,6mg de zinco
Dietas ricas em gorduras na gravidez aumentam riscos de diabetes no bebê
De acordo com estudo publicado no Journal of Physiology gestantes que consomem dietas ricas em gordura programam o bebê para o diabetes mesmo quando não há risco na família. De acordo com os pesquisadores o fígado torna-se mais eficiente na produção de glicose e a resistência à insulina também ocorre mais precocemente. O que acontece é a modificação das histonas por acetilação, fazendo com que o DNA seja transcrito com maior eficiência. Tais modificações não são apagadas facilmente porém melhorias na dieta e no estilo de vida podem compensar a predisposição, retardando ou prevenindo o desenvolvimento do diabetes. Mesmo que a dieta pós nascimento possa evitar o desfecho da doença é fundamental que todas as gestantes realizem o acompanhamento nutricional. O mesmo não visa apenas o acompanhamento do peso, mas também orientar quanto ao consumo de gordura total, gordura trans, açúcares e ômega-3.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Baixo consumo calórico na gestação prejudica o desenvolvimento cerebral do bebê.
Estudo publicado no journal Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que mães com dietas com baixas calorias correm maior risco de ter bebês com problemas comportamentais e baixo QI. O problema é que quando não chegam alimentos em quantidade suficiente no bebê, principalmente no início da gestação, há menor formação de conexões neurais no feto. O efeito parece ser ainda pior em adolescentes grávidas - que ainda estão em fase de crescimento - e gestantes mais velhas, cuja placenta é menos eficiente no fornecimento de nutrientes para o bebê. O ideal, portanto é que as mulheres preparem-se para engravidar, consumindo uma dieta variada, rica em frutas e verduras e com calorias suficientes. Além disso o pré-natal é fundamental afim de que o ganho de peso gestacional e o estado de saúde da mãe e do bebê sejam acompanhados.
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Propriedades anti-cancerígenas do azeite de oliva extra-virgem
Azeite extra-virgem de boa qualidade (aquele extraído por prensagem, sem adição de calor e angentes químicos de tratamento) contém fitoquímicos que levam à morte das células cancerígenas e decorrência da supressão do gene HER2. Esta é a conclusão de uma pesquisa publicada no BMC Cancer. Os autores do estudo advertem porém que as dosagens utilizadas no estudo não são usuais na dieta humana, que deve ser complementada com outros bons hábitos como maior consumo de frutas e verduras, baixo consumo de bebidas alcoólicas e prática regular de atividade física.
Para saber mais: Javier A Menendez, Alejandro Vazquez-Martin, Rocio Garcia-Villalba, Alegria Carrasco-Pancorbo, Cristina Oliveras-Ferraros, Alberto Fernandez-Gutierrez and Antonio Segura-Carretero. Anti-HER2 (erbB-2) oncogene effects of phenolic compounds directly isolated from commercial Extra-Virgin Olive Oil (EVOO). BMC Cancer (in press).
Para saber mais: Javier A Menendez, Alejandro Vazquez-Martin, Rocio Garcia-Villalba, Alegria Carrasco-Pancorbo, Cristina Oliveras-Ferraros, Alberto Fernandez-Gutierrez and Antonio Segura-Carretero. Anti-HER2 (erbB-2) oncogene effects of phenolic compounds directly isolated from commercial Extra-Virgin Olive Oil (EVOO). BMC Cancer (in press).
domingo, 23 de janeiro de 2011
Azeite de oliva extra-virgem protege o fígado
Em um estudo publicado no Nutrition and Metabolism , ratos foram expostos ao herbicida tóxico ácido 2,4-diclorofenoxiacético. O mesmo causa estresse oxidativo e danos ao fígado. Este mesmo estresse oxidativo também aumenta o risco de doenças neurodegenerativas, cardiovasculares, câncer e diabetes. Na pesquisa, todos os ratos expostos ao herbicida desenvolveram disfunções hepáticas. Porém, naqueles que receberam o azeite, o dano foi diminuído. Isto ocorre pois o azeite é rico em compostos fenólicos com propriedades antioxidantes e protetoras. Outros alimentos ricos em compostos fenólicos são os chás (como chá verde e chá de hibiscus), o cacau, as uvas, o açaí... Mas voltando ao azeite, o mesmo ainda é rico no ácido graxo oléico que diminui o risco de oxidação da LDL (o "mau colesterol") e, portanto, de aterosclerose. Mas não vale comer uma refeição rica em frituras e gorduras ruins e regar com azeite. O ácido graxo oléico deve substituir as gorduras saturadas e trans da dieta. Escolha uma boa marca, sem aceitar aquelas com misturas de óleos (por exemplo azeite + óleo de soja). Como é um produto importado acaba sendo mais caro que os outros óleos mas vale a pena. Retire as guloseimas, sorvete, biscoitos, refrigerantes e sucos industrializados do carrinho. Economize e faça o azeite entrar de vez no cardápio da sua família.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Como saber se o ovo esta fresco e bom p/ o consumo
Coloque o ovo em um copo cheio d'agua com uma pitada de sal.
Se o ovo afundar ele esta bom para consumo.
Mas se o ovo subir ele não esta bom para o consumo.
Todo ovo tem um saco de ar interno. À medida que ele envelhece, o saco aumenta a ponto de fazê-lo flutuar. Portanto, ficou em pé e flutuou, está passado, dançou.
Se o ovo afundar ele esta bom para consumo.
Mas se o ovo subir ele não esta bom para o consumo.
Todo ovo tem um saco de ar interno. À medida que ele envelhece, o saco aumenta a ponto de fazê-lo flutuar. Portanto, ficou em pé e flutuou, está passado, dançou.
Mirtilo protege contra hipertenção
O mirtilo (em inglês blueberry) é um fruto rico em antocianinas, nativo da américa do norte. De acordo com estudo publicado em 2010 no American Journal of Clinical Nutrition, indivíduos com dieta mais rica neste fruto tem menor risco de desenvolver hipertensão, a qual é fator de risco para infartos e derrames. Para quem mora no Brasil achar mirtilos não é fácil - nem barato - mas existem outros vegetais ricos em antocianinas como amoras, morangos, ameixas, repolho, cebola vermelha e toranja. Outros flavonóides também podem ser encontrados nos chás, em sucos de frutas, chocolate com alto teor de cacau e vinho tinto.
Outro estudo (este de 2011) mostrou que mais importante do que comer uma grande quantidade de uma única fruta (como o mirtilo), é variar bastante o cardápio. E continua valendo a máxima: quanto mais colorido o prato, melhor. No estudo, a variedade, e não a quantidade estavam associados a menores valores de proteína C-reativa (um marcador inflamatório).
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Menos carne vermelha, mais peixe e azeite de oliva.
Estudo da Universide Harokopio de Atenas (Grécia), publicado na Nutrition Magazine,mostrou que a adesão a uma dieta próxima à mediterrânea (com mais peixe, vegetais e azeite de oliva) e baixo consumo de carne vermelha melhora saúde óssea de mulheres. Geralmente, as análises tradicionais focam no consumo de cálcio porém já se sabe que alguns fatores aumentam a perda do mineral (como alto consumo de álcool, açúcar e proteínas), daí a importância desta pesquisa que demonstrou que a diminuição do consumo de carne vermelha e o aumento do consumo de peixes e azeite tem um impacto positivo na saúde óssea. Estudos recentes também demonstraram o benefício deste tipo de dieta na perda de peso e no combate ao câncer.
Obesidade aumenta risco de pedra nos rins
De acordo com o pesquisador Brian R. Matlaga, a obesidade de qualquer grau aumenta o risco de litíase renal (pedras nos rins). O estudo publicado no Journal of Urology, mostrou que não importa se o IMC é 30 kg/m2, 40 ou 50 kg/m2, o risco é o mesmo. As causas da litíase em indivíduos obesos ainda não estão completamente esclarecidas mas provavelmente envolvem fatores metabólicos e endócrinos, associados a hábitos como um maior consumo de sal.
Crianças obesas são mais alérgicas
Um novo estudo publicado na edição do Journal of Allergy and Clinical Immunology mostrou que crianças e adolescentes obesos são mais propensos à alergias, especialmente às alimentares. Após análise de 4.111 indivíduos entre 2 e 19 anos, observou-se que os níveis da imunoglubulina IgE e dos níveis de anticorpos específicos para diferentes alergias estavam cerca de 26% mais aumentados dentre os obesos. Porém, o estudo não conseguiu mostrar se a obesidade causa mais alergias, se as alergias favorecem o ganho de peso ou ambos. De qualquer forma, é uma nova área de interesse para a pesquisa visto que tanto a obesidade quantas as alergias vem aumentando nos últimos anos.
domingo, 16 de janeiro de 2011
Frutas diminuem riscos contra Câncer de Próstata
De acordo com pesquisa publicada no Molecular Nutrition and Food Research, uma dieta rica em hortaliças é capaz de prevenir o câncer de próstata, em virtude de seu alto conteúdo de antioxidantes. Uma das substâncias chave é o licopeno (o composto que dá a coloração característica à tomates, goiaba e melancia). A vitamina beta-caroteno, encontrada em vegetais amarelos e alaranjados também tem um grande potencial protetor, apesar de novos estudos ainda fazerem-se necessários. Já os flavonóides, encontrados no chocolate, nos chás, nas maçãs, uvas e vinho com efeito anti-oxidante, propriedades antiinflamatórias e supressoras do desenvolvimento do câncer.
O estudo também mostra que outros alimentos possuem compostos fenólicos protetores. Dentre eles estão a soja, o alho, o brócolis, o repolho, o alho, todos com ação protetora.
O estudo também mostra que outros alimentos possuem compostos fenólicos protetores. Dentre eles estão a soja, o alho, o brócolis, o repolho, o alho, todos com ação protetora.
Soja a ferramenta de prevenção contra o Mal de Alzheimer.
Um alimento vegetariano muito consumido na ásia por sua capacidade de proteger contra ataques cardíacos também parece ter uma habilidade grande na prevenção do Alzheimer. Asiáticos consomem o natto há mais de 1.000 anos. O alimento contém a enzima natoquinase com grande capacidade de dissolução de coágulos sanguíneos, capacidade importante para a prevenção de derrames e infartos. Novos estudos mostram que a natoquinase também dissolve placas amilóides, formadas por proteínas envolvidas na doença de Alzheimer.
Quem quiser Saber mais sobre a doença de Alzheimer Clique Aqui
Quem quiser Saber mais sobre a doença de Alzheimer Clique Aqui
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Mais magro(a) com abacate
Ele sempre teve a fama de engordar. Mas, agora, pesquisadores do mundo todo afirmam que a fruta emagrece! E não aumenta as taxas de colesterol como se pensava. Ao contrário: faz bem para o coração e ainda deixa a pele mais bonita!
Nem todo mundo dá bola para o abacate, mas só até descobrir seus poderes. Para citar alguns: protege o coração e ajuda a manter a pele jovem. E, apesar de ter passado décadas com a fama de engordar, os novos estudos revelam que ele diminui o índice de massa corporal (IMC). Ou seja, emagrece! “Os pesquisadores também constataram que o abacate reduz 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso”, diz a nutricionista Valéria Pascoal, diretora da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo. O segredo é você comer a fruta com frequência e em doses moderadas, sozinha ou em receitas leves.quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Salada Cremosa de Couve-Flor
6 Doses
Tempo de Preparação: 15 Minutos
Tempo Total: 15 Minutos
Preparação: Fácil
Ingredientes:
5 colheres de sopa de maionese (light)2 colheres de sopa de vinagre de cidra
1 chalota, finamente picada
½ colher de sopa de sementes de cominho (opcional)
¼ de colher de sopa de pimenta preta de moinho
650 gramas de couve-flor cortada
400 gramas de alface
1 maçã vermelha em cubos
Preparação:
Junte a maionese, vinagre, chalota e as sementes de cominho (se decidir usar) numa tigela grande até todos os ingredientes se misturarem num creme. Junte a couve-flor, a alface e a maçã. Sirva.
Informação Nutricional:
Por dose:54 calorias
2 grs de gordura (0 gr. Saturada, 0 monoinsaturada)
0 mg de colesterol
9 grs de hidratos de carbono
2 grs de proteínas
2 grs de fibras
53% Dose Diária Recomendada de vitamina C
22% DDR de vitamina A
128 mg de sódio
257 mg de potássio
15% DDR de folatos
Salada de Alface com Laranja, Feijão e Queijo Feta
2 Doses
Tempo de Preparação: 15 Minutos
Tempo Total: 15 Minutos
Preparação: Fácil
Ingredientes:
1 Alface cortada em juliana200 grs de rabanetes
200 grs de feijão cozido
1 laranja em segmentos
1 cebolinho picado
50 grs de queijo feta (magro)
50 ml de vinagreta de laranja
Preparação:
Junte todos os ingredientes numa saladeira. Mexa e misture bem com o molho vinagreta.
Para o vinagreta de laranja:
Junte todos os ingredientes numa saladeira. Mexa e misture bem com o molho vinagreta.
Para o vinagreta de laranja:
Junte 1/3 de vinagre de cidra para a quantidade de azeite de desejar utilizar e misture até homogeneizar. Junte duas colheres de sopa de sumo de laranja, 1 pitada de sal e pimenta e volte a mexer.
Informação Nutricional:
Por dose:242 calorias
5 grs de gordura (2 grs saturada; 3 grs monoinsaturada)
8 mg de colesterol
38 grs de hidratos de carbono
13 grs de proteínas
15 grs de fibras
200% da Dose Diária Recomendada de vitamina A
160% DDR de vitamina C
621 mg de sódio
1,059 mg de potássio
84% DDR de folatos
20% DDR de cálcio
Banana
Uma das frutas mais versáteis e gostosas é a banana. Unanimidade no mundo todo, 1 unidade grande (136g) fornece 121 kcal, 4g de gordura, 31 g de carboidratos, sendo 4 g de fibras. Fornece 25% das necessidades diárias de vitamina B6 e 14% das necessidades de potássio. A banana também estimula a produção de serotonina - neurotransmissor associado ao relaxamento. Isto porque o carboidrato da banana estimula o pâncreas a secretar insulina, hormônio sinalizador que faz tanto o carboidrato da fruta quanto os aminoácidos circulantes entrarem nas células. Porém, um aminoácido em particular permanece na corrente sanguínea: o triptofano que é precursor da serotonina. Assim, banana não contém serotonina mas estimula sua produção. Alguns alimentos contém triptofano naturalmente como frango, atum, cogumelos, camarões e muitos outros. Contudo, o consumo de carboidrato é fundamental afim de estimular a entrada deste triptofano no cérebro, o que acontece também, por exemplo, após o consumo do frango com arroz ou do peixe com o purê de batatas. Mas cuidado diabéticos e intolerantes à glicose: carboidratos que chegam muito rapidamente à corrente sanguínea devem ser evitados. Isto acontece com a banana, com o arroz branco e com o purê de batata. Por isto esta dica de combinar proteína + carboidrato é legal pois faz com que a refeição seja digerida lentamente dando tempo para o corpo remover as pequenas quantidades de glicose que vão caindo no sangue. Como a banana também chega à corrente sanguínea de forma rápida colocar um pouco de quinua em flocos sobre sua fruta ou então comer algumas castanhas antes da mesma pode ser uma boa idéia, principalmente se seus níveis de açúcar no sangue estiverem descontrolados.
Água de Coco
Ainda de ressaca? Vá de água de coco. A bebida além de refrescante e deliciosa ainda recarrega o corpo de energia e potássio. O álcool desidrata e a água fresca do coco fará seu corpo e mente voltarem a funcionar normalmente. Além disso, a água de coco regula os movimentos intestinais, melhora o sistema imune, previne infecções bacterianas e virais. A bebida fornece poucas calorias, um copo de 240 ml contém cerca de 46kcal, 3 g de fibras, 600 mg de potássio e 60 mg de magnésio.
Faça em casa a Farinha de Maracujá
Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico – sem agrotóxico. Veja como fazer:
• Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.
• Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
• Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
• Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
• Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.
• Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
• Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
• Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Saiba como usar a fruta a seu favor
O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições.
Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).
Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).
Nutrientes extras
A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.
• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.
Menos toxinas
A fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
Maracujá, o bloqueador natural de gordura
Benefícios do maracujá
Ele chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso.A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.
Pêra
Olá Pessoal !!
Hoje vou escrever sobre a Pêra Rocha!!
Pela sua baixa percentagem de açúcares e de sódio e de alta percentagem de potássio, é o fruto ideal para pessoas com diabetes ou hipertensão.
*Produção da Pêra Rocha
É nos municípios do oeste de Portugal que se concentra-se as produções de pêra-rocha, destacando-se o Cadaval com uma área de cultivo de 2 073 hectares e um expressivo em crescimento na última década, o concelho do Bombarral cuja área plantada de 1 934 hectares aumentou apenas de 2% na última década.
A pêra rocha também é produzida no Brasil há vários anos, e o estado de Santa Catarina é a pioneira na produção desta fruta, com o plantio de 45.000 mudas importadas de Portugal em três fazendas. O seu rendimento por hectare é comparável ao da maçã. Também é cultivada no interior de São Paulo.
Hoje vou escrever sobre a Pêra Rocha!!
Pela sua baixa percentagem de açúcares e de sódio e de alta percentagem de potássio, é o fruto ideal para pessoas com diabetes ou hipertensão.
*Produção da Pêra Rocha
É nos municípios do oeste de Portugal que se concentra-se as produções de pêra-rocha, destacando-se o Cadaval com uma área de cultivo de 2 073 hectares e um expressivo em crescimento na última década, o concelho do Bombarral cuja área plantada de 1 934 hectares aumentou apenas de 2% na última década.
A pêra rocha também é produzida no Brasil há vários anos, e o estado de Santa Catarina é a pioneira na produção desta fruta, com o plantio de 45.000 mudas importadas de Portugal em três fazendas. O seu rendimento por hectare é comparável ao da maçã. Também é cultivada no interior de São Paulo.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Alergias Alimentares
Olá Pessoal !!
Hoje vou escrever sobre alergias alimentares !!
Várias pessoas hoje em dia tem alergia de alguma coisa , e eu vou escrever algumas coisas que você deve prevenir quando você tem que fazer uma diéta de :
Dieta sem glúten
Devem se previnir todos os alimentos que contenham trigo, centeio, cevada e aveia ou derivados destes cereais.
Dieta sem frutos secos
Devem se previnir amendoins e eventualmente frutos de casca rija (amêndoas, avelãs, nozes, caju, pistácios).
Dieta sem leite
Devem se previnir produtos lácteos, molhos, chocolate, charcutarias, pão, doçaria e o leite, claro.
Dieta sem ovos
Devem se previnir carnes preparadas, merengues, maionese, sopas embaladas, molhos e ainda chocolates, gelados, pudins e produtos de pastelaria.
Hoje vou escrever sobre alergias alimentares !!
Várias pessoas hoje em dia tem alergia de alguma coisa , e eu vou escrever algumas coisas que você deve prevenir quando você tem que fazer uma diéta de :
Dieta sem glúten
Devem se previnir todos os alimentos que contenham trigo, centeio, cevada e aveia ou derivados destes cereais.
Dieta sem frutos secos
Devem se previnir amendoins e eventualmente frutos de casca rija (amêndoas, avelãs, nozes, caju, pistácios).
Dieta sem leite
Devem se previnir produtos lácteos, molhos, chocolate, charcutarias, pão, doçaria e o leite, claro.
Dieta sem ovos
Devem se previnir carnes preparadas, merengues, maionese, sopas embaladas, molhos e ainda chocolates, gelados, pudins e produtos de pastelaria.
Assinar:
Postagens (Atom)