quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Salada Cremosa de Couve-Flor

6 Doses

Tempo de Preparação: 15 Minutos
Tempo Total: 15 Minutos
Preparação: Fácil

Ingredientes:
5 colheres de sopa de maionese (light)
2 colheres de sopa de vinagre de cidra
1 chalota, finamente picada
½ colher de sopa de sementes de cominho (opcional)
¼ de colher de sopa de pimenta preta de moinho
650 gramas de couve-flor cortada
400 gramas de alface
1 maçã vermelha em cubos

Preparação:
Junte a maionese, vinagre, chalota e as sementes de cominho (se decidir usar) numa tigela grande até todos os ingredientes se misturarem num creme. Junte a couve-flor, a alface e a maçã. Sirva.

Informação Nutricional:
Por dose:
54 calorias
2 grs de gordura (0 gr. Saturada, 0 monoinsaturada)
0 mg de colesterol
9 grs de hidratos de carbono
2 grs de proteínas
2 grs de fibras
53% Dose Diária Recomendada de vitamina C
22% DDR de vitamina A
128 mg de sódio
257 mg de potássio
15% DDR de folatos

Salada de Alface com Laranja, Feijão e Queijo Feta

2 Doses

Tempo de Preparação: 15 Minutos
Tempo Total: 15 Minutos
Preparação: Fácil

Ingredientes:
1 Alface cortada em juliana
200 grs de rabanetes
200 grs de feijão cozido
1 laranja em segmentos
1 cebolinho picado
50 grs de queijo feta (magro)
50 ml de vinagreta de laranja

Preparação:
Junte todos os ingredientes numa saladeira. Mexa e misture bem com o molho vinagreta.

Para o vinagreta de laranja:
Junte 1/3 de vinagre de cidra para a quantidade de azeite de desejar utilizar e misture até homogeneizar. Junte duas colheres de sopa de sumo de laranja, 1 pitada de sal e pimenta e volte a mexer.

Informação Nutricional:
Por dose:
242 calorias
5 grs de gordura (2 grs saturada; 3 grs monoinsaturada)
8 mg de colesterol
38 grs de hidratos de carbono
13 grs de proteínas
15 grs de fibras
200% da Dose Diária Recomendada de vitamina A
160% DDR de vitamina C
621 mg de sódio
1,059 mg de potássio
84% DDR de folatos
20% DDR de cálcio

Banana

 Uma das frutas mais versáteis e gostosas é a banana. Unanimidade no mundo todo, 1 unidade grande (136g) fornece 121 kcal, 4g de gordura, 31 g de carboidratos, sendo 4 g de fibras. Fornece 25% das necessidades diárias de vitamina B6 e 14% das necessidades de potássio. A banana também estimula a produção de serotonina - neurotransmissor associado ao relaxamento. Isto porque o carboidrato da banana estimula o pâncreas a secretar insulina, hormônio sinalizador que faz tanto o carboidrato da fruta quanto os aminoácidos circulantes entrarem nas células. Porém, um aminoácido em particular permanece na corrente sanguínea: o triptofano que é precursor da serotonina. Assim, banana não contém serotonina mas estimula sua produção. Alguns alimentos contém triptofano naturalmente como frango, atum, cogumelos, camarões e muitos outros. Contudo, o consumo de carboidrato é fundamental afim de estimular a entrada deste triptofano no cérebro, o que acontece também, por exemplo, após o consumo do frango com arroz ou do peixe com o purê de batatas. Mas cuidado diabéticos e intolerantes à glicose: carboidratos que chegam muito rapidamente à corrente sanguínea devem ser evitados. Isto acontece com a banana, com o arroz branco e com o purê de batata. Por isto esta dica de combinar proteína + carboidrato é legal pois faz com que a refeição seja digerida lentamente dando tempo para o corpo remover as pequenas quantidades de glicose que vão caindo no sangue. Como a banana também chega à corrente sanguínea de forma rápida colocar um pouco de quinua em flocos sobre sua fruta ou então comer algumas castanhas antes da mesma pode ser uma boa idéia, principalmente se seus níveis de açúcar no sangue estiverem descontrolados.

Água de Coco

 Ainda de ressaca? Vá de água de coco. A bebida além de refrescante e deliciosa ainda recarrega o corpo de energia e potássio. O álcool desidrata e a água fresca do coco fará seu corpo e mente voltarem a funcionar normalmente. Além disso, a água de coco regula os movimentos intestinais, melhora o sistema imune, previne infecções bacterianas e virais. A bebida fornece poucas calorias, um copo de 240 ml contém cerca de 46kcal, 3 g de fibras, 600 mg de potássio e 60 mg de magnésio.

Faça em casa a Farinha de Maracujá

Existem várias opções de farinha da casca do maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, à venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use, de preferência, maracujá orgânico – sem agrotóxico. Veja como fazer:
 
• Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.

• Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.

• Corte a casca em tirinhas, ponha numa assadeira e asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.

• Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.

• Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.

Saiba como usar a fruta a seu favor

 O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições. 
  Mas a nutricionista Anita Sacks, da Universidade Federal de São Paulo, avisa: “Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar”. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).

Nutrientes extras

A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.

Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

Ferro: previne anemia e aumenta o pique.

Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.

Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Menos toxinas

A fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

Maracujá, o bloqueador natural de gordura

Benefícios do maracujá

 Ele chegou no mercado com a fama de ter o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Daí faz você perder peso.

 A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Pêra

 Olá Pessoal !!

Hoje vou escrever sobre a Pêra Rocha!!

Pela sua baixa percentagem de açúcares e de sódio e de alta percentagem de potássio, é o fruto ideal para pessoas com diabetes ou hipertensão.



*Produção da Pêra Rocha












É nos municípios do oeste de Portugal que se concentra-se as produções de pêra-rocha, destacando-se o Cadaval com uma área de cultivo de 2 073 hectares e um expressivo em crescimento na última década, o concelho do Bombarral cuja área plantada de 1 934 hectares aumentou apenas de 2% na última década.


  A pêra rocha também é produzida no Brasil há vários anos, e o estado de Santa Catarina é a pioneira na produção desta fruta, com o plantio de 45.000 mudas importadas de Portugal em três fazendas. O seu rendimento por hectare é comparável ao da maçã. Também é cultivada no interior de São Paulo.