sábado, 16 de julho de 2016

O Poder da Cana de Açúcar no aspecto Econômico e Saudável

Dentre os alimentos que produzem açúcar e álcool estão a cana de açúcar, o milho, o sorgo e a beterraba. Sendo que destes alimentos, a cana é a mais rentável e produtiva.
Dados da Embrapa mostram que, atualmente, os maiores produtores de cana são o Brasil, Índia, China e Tailândia. No Brasil a produção vem evoluindo consideravelmente, impulsionada pelo pró-álcool de 1976, pela implantação dos veículos “flex” em 2001, e pelo desenvolvimento do etanol de 2ª geração, obtido através da palha e do bagaço da cana. Com isso o país detém, atualmente, a colocação de maior produtor de açúcar e segundo maior produtor de álcool mundialmente.
Ainda com relação à produção brasileira, a cada tonelada de cana processada gera-se por volta de 90 litros de etanol ou 120 kg de açúcar e 300 kg de bagaço (usado na produção do etanol de 2ª geração). As usinas atualmente têm um mix em sua produção, composto por 60% de açúcar e 40% de etanol.
Além dos benefícios econômicos gerados por esse alimento, o fato de sua safra ir de abril à novembro, período de seca na maior parte do território nacional, no qual as hidrelétricas, maiores geradoras de energia do país estão em menor produtividade pela escassez de água, fez com que, nos últimos anos, houvesse um grande aumento da bioeletricidade com o uso da cana, fator esse muito importante, pois além de ser uma energia limpa, garante uma diminuição do uso de energias advindas de usinas térmicas e nucleares (que de certa forma são prejudiciais à vida), complementando, dessa forma, a geração elétrica hídrica nesses períodos críticos.
Juntamente a isso escolhemos um produto advindo da cana para mostrar seus benefícios. 
Geralmente em cidades do interior, podemos ainda observar alguns carrinhos de caldo de cana, a famosa garapa em alguns lugares. 
Essa bebida têm um alto poder de nutrição e hidratação, sendo indicada na reposição de energia, podendo ser grande aliada no combate a resfriados e, por ter baixo índice glicêmico, ajuda na manutenção de um corpo saudável e em forma.
Simultaneamente a essas benfeitorias a bebida auxilia no funcionamento dos rins, prevenindo infecções urinárias e como dito acima, por ser uma espécie de suplemento natural ajuda no combate à doenças como icterícia, ocasionada por má funcionamento do fígado e vesícula biliar, repondo proteínas e nutrientes perdidos para que ocorra uma rápida recuperação.